terça-feira, 24 de março de 2009

CURSO AVANÇADO DE FORMAÇÃO PASTORAL











Quant.:
  
 


PALAVRA DO REITOR DO IETEP/NECAT/CETAD/EAD
MINISTÉRIO JOSÉ MÁRCIO LACERDA
Prezados Ministros, Professores e Líderes (Discipuladores)
A Paz do Senhor Jesus seja convosco.

Departamento de Educação do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICO PNEUMATIKOS-IETEP Localizado na Cidade de BRASILIA/DF sobre uma Escola CETAD- CENTRO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE ,CURSOS DE ENSINO TEOLÓGICO A DISTANCIA EAD Sobre uma Escola Aberta de Curso Livre para a Formação de MINISTROS ECLESIASTICOS EVANGELICOS NECAT/EAD- NUCLEO DE EXTENSÃO DO CURSO AVANÇADO EM TEOLOGIA O Dec-Lei nº 1.051, de 21 Out. 69 – autoriza a validação dos estudos: "Aos portadores de diplomas e cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa" (Art. 1º) – 2º, que dispõe sobre o aproveitamento em Cursos de Licenciatura dos egressos de tais Instituições. Amparo Constitucional,Reconhecido e Auto-Regulamentado pela lei:1821 de 12/03/1953,Dec. De lei 34.330 de 21/10/1953.Dec. De lei 9394/96 e 9457/1997 e Pareceres 97/99;296/99 e 765/99 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e Artigos 5*$ 8* e 9* e Artigo 210 $ 1* da CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL

Estamos vivendo tempos de fome espiritual, onde heresias têm procurado se instalar no seio da Igreja; Deus levantou o projeto para um grande avivamento espiritual. Não basta apenas termos talentos naturais ou compreensão das conseqüências das crises que o mundo atravessa. Precisamos,exercer influências com nosso testemunho perante os que dispomos a ensinar a Palavra de Deus. é muito importante porque nos dará ampla visão da teologia Divina, atrairá futuros líderes ao aprendizado e criará um ambiente mais espiritual na nossa Igreja (Koinonia). Aprendizados errados geram desastres e resistência à Obra de Deus. Somente o correto de forma correta leva ao sucesso, na consciência e submissão ao Espírito Santo que rege a igreja. Temos que combinar estratégias de ensino com o nosso caráter revelado em nossas vidas; devemos incentivar a confiança dos alunos na Escritura, com coerência e potencial. Temos capacidade, em Deus, de mudarmos o mundo, começando do mundo interior das consciências humanas dos alunos, que se tornarão futuros evangelizadores capacitados na Bíblia. Tome esta certa decisão: Estude, antes, o material, reúna seus alunos, apresente os planos de aula, dê um tempo para refletirem, divulgue a doutrina, em conjunto, como facilitador do processo educacional, tranqüilize e encoraje os outros a fazerem parte de novas turmas. Não preguemos a verdade para ferirmos os outros ou para destruir, mas para ajudar e corrigir as almas,com amor, esperando que Deus lhes conceda o entendimento do Reino dos Céus.
Como facilitador da visão de ensino, conheça os quatro pilares da Educação:
1) Aprender a Conhecer: -Tenha a humildade de saber que não sabes tudo; Seja competente, compreensivo, útil, atento, memorizador e informe o assunto de forma contextualizada com a realidade atual.
2) Aprender a fazer: -Seja Preparado para ministrar as aulas, conhecendo a matéria previamente, estimulando a criatividade dos alunos, preparando-os para a tarefa determinada de Jesus de serem discípulos.
3) Aprender a Viver juntos: -Estimule a descoberta mútua entre os alunos da Palavra de Deus, em forma de solidariedade, cooperativismo, promovendo auto-conhecimento e auto-estima entre os alunos, na solidariedade da compreensão mútua; o objetivo do curso não é apenas ter conhecimento, mas “ser cristão”.
4) Aprender a Ser: -Resgate a visão holística (completa) e integral dos alunos, preparando-os para integrarem corpo, alma e espírito com sensibilidade, ética, responsabilidade social e espiritualidade, formando juízo de valores, levando-os a aprenderem a decidir por si mesmos, com a ajuda do Espírito Santo. Lembrem-se de que a primeira impressão é a que fica marcada na consciência. Temos que ser perceptivos, hábeis para lidar com as dúvidas, sem agressões, procurando soluções com base bíblicas sem fundamentalismo de usar textos sem contextos por pretextos de posicionamentos individuais. Estimule os alunos, com liberdade de pensamento para terem respostas. Tome comum a mensagem, filtrando os resultados no bom-senso. Seja amável, compreensivo, sincero, sem ter uma visão exclusivista do seu ponto de vista, em detrimento da Palavra de Deus, que sempre é o referencial.
Agradecemos a Deus, aos amados Líderes e aos alunos por seu interesse.
Deus vos abençoe.
SINCERAMENTE,


Chegou a sua hora !!!
Faça já o seu curso de teologia ...
Cursos teológicos, sem mensalidades e sem cobrança do diploma ou certificado ao findar do curso.

Departamento de Educação do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICO PNEUMATIKOS KERIGMA DIDACHE-IETEP Localizado na Cidade de BRASILIA/DF sobre uma Escola CETAD- CENTRO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE ,CURSOS DE ENSINO TEOLÓGICO A DISTANCIA EAD Sobre uma Escola Aberta de Curso Livre para a Formação de MINISTROS ECLESIASTICOS EVANGELICOS O Dec-Lei nº 1.051, de 21 Out. 69 – autoriza a validação dos estudos: "Aos portadores de diplomas e cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa" (Art. 1º) – 2º, que dispõe sobre o aproveitamento em Cursos de Licenciatura dos egressos de tais Instituições. Amparo Constitucional,Reconhecido e Auto-Regulamentado pela lei:1821 de 12/03/1953,Dec. De lei 34.330 de 21/10/1953.Dec. De lei 9394/96 e 9457/1997 e Pareceres 97/99;296/99 e 765/99 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e Artigos 5*$ 8* e 9* e Artigo 210 $ 1* da CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL


OBJETIVOS
• Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.
• Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência presente na religião.
• Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorias e na área da promoção humana
• Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso de Teologia deve ser capaz de:
• Elaborar projetos de ação que conjuguem observação, pesquisa e prática, visando à promoção do ser humano.
• Produzir ou vir a incentivar a produção de recursos pedagógicos, litúrgicos e comunicacionais, tendo em vista a evangelização, ensino, divulgação das propostas fundamentais de vida e missão da igreja.
• Conjugar ao compromisso com a sociedade e com a qualidade de vida das pessoas, ação ministerial em comunidades eclesiais;
• Dialogar com grupos religiosos de diversas origens, saber diferenciar suas estruturas doutrinárias, práticas e formas de atuação, bem como ter condições de reconhecer os traços marcantes e característicos do conjunto das Igrejas Cristãs no cenário religioso contemporâneo.
• Exercer liderança de grupos e comunidades a partir dos princípios do respeito à diferença e da busca de soluções participativas;
• Utilizar, crítica e exegeticamente, o texto bíblico como fonte básica de doutrina e fé, para a pregação, ensino, produção de textos, proclamação evangelizadora e diálogo ecumênico;
• Colaborar na integração, motivação e animação dos diversos carismas (como capacidades pessoais) e ministérios (como formas de atuação) nas comunidades locais, igrejas, grupos, organismos da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer as práticas de missão.
• Exercer a pregação, a celebração de cultos e a ministração de sacramentos e demais atos litúrgicos no contexto da fé cristã.
• Exercer aconselhamentos em momento de dor e no cotidiano das comunidades.
• Colaborar na criação de comunidades eclesiais onde haja viabilidade para tal, bem como, nas já existentes, ensinar, edificar, equipar, aperfeiçoar, capacitando-as para o cumprimento da missão e o acolhimento de pessoas que, nelas, solicitem o seu ingresso;
• Desenvolver disciplina pessoal de leitura, estudo, reflexão, atualização de conhecimentos e aprendizado constante.
• Dialogar com grupos da sociedade civil que militem nas causas da cidadania e da promoção humana.
• Utilizar, de forma crítica, o instrumental teológico adquirido, aplicando de forma interdisciplinar o uso de dados e conceitos na construção do saber que fundamenta a práxis.
• Conduzir-se dentro dos princípios da Ética e revelar conduta condizente com as funções que estiver a exercer, seja em instituição, na sociedade e nos relacionamentos interpessoais.
Preços
• Não cobramos mensalidades! o nosso aluno deve apenas efetuar o pagamento da taxa de matrícula, que corresponde a nossa necessidade de manutenção de nossas instalações e serviços, bem como despesas com pessoal, correios, internet, etc.
• Não visamos lucro, mas apenas o compartilhamento do conhecimento para crescimento da obra de Deus.
• Assumimos o compromisso de que, diferente do outros orgãos, não cobramos no final do curso taxa alguma para emissão do certificado ou diploma.
Curso de Bacharel em Teologia
Características Principais

Curso Teológico Oferecido: CURSO AVANÇADO DE FORMAÇÃO PASTORAL
Duração do Curso: Mínimo de 03 meses e máximo de 24 meses (Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicação, compromisso e esforço pessoal)
A Quem se Destina: Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.
Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo IETEP – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TEOLOGICA PNEUMATIKOS-IETEP
OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.
CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso de Bacharelado em Teologia à Distância do IETEP – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TEOLOGICA PNEUMATIKOS-IETEP
você estará apto para atuar nas seguintes áreas:
Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.
MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.
Estudo das Matérias: As matérias são enviadas para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

Curso Teológico Oferecido: CURSO BÁSICO AVANÇADO EM TEOLOGIA

Duração do Curso: Mínimo de 03 meses e máximo de 24 meses (Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicação, compromisso e esforço pessoal)
A Quem se Destina: Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.
Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEP – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLOGICA PNEUMATIKOS KERIGMA DIDACHE.
OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.
CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso de Básico Avançado em Teologia à Distância do SETEP – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLOGICA PNEUMATIKOS KERIGMA DIDACHE.
você estará apto para atuar nas seguintes áreas:
Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.
MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.
Estudo das Matérias: As matérias são enviadas para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

OBJETIVOS

• Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.
• Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência presente na religião.
• Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorias e na área da promoção humana
• Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso de Teologia deve ser capaz de:

• Elaborar projetos de ação que conjuguem observação, pesquisa e prática, visando à promoção do ser humano.
• Produzir ou vir a incentivar a produção de recursos pedagógicos, litúrgicos e comunicacionais, tendo em vista a evangelização, ensino, divulgação das propostas fundamentais de vida e missão da igreja.
• Conjugar ao compromisso com a sociedade e com a qualidade de vida das pessoas, ação ministerial em comunidades eclesiais;
• Dialogar com grupos religiosos de diversas origens, saber diferenciar suas estruturas doutrinárias, práticas e formas de atuação, bem como ter condições de reconhecer os traços marcantes e característicos do conjunto das Igrejas Cristãs no cenário religioso contemporâneo.
• Exercer liderança de grupos e comunidades a partir dos princípios do respeito à diferença e da busca de soluções participativas;
• Utilizar, crítica e exegeticamente, o texto bíblico como fonte básica de doutrina e fé, para a pregação, ensino, produção de textos, proclamação evangelizadora e diálogo ecumênico;
• Colaborar na integração, motivação e animação dos diversos carismas (como capacidades pessoais) e ministérios (como formas de atuação) nas comunidades locais, igrejas, grupos, organismos da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer as práticas de missão.
• Exercer a pregação, a celebração de cultos e a ministração de sacramentos e demais atos litúrgicos no contexto da fé cristã.
• Exercer aconselhamentos em momento de dor e no cotidiano das comunidades.
• Colaborar na criação de comunidades eclesiais onde haja viabilidade para tal, bem como, nas já existentes, ensinar, edificar, equipar, aperfeiçoar, capacitando-as para o cumprimento da missão e o acolhimento de pessoas que, nelas, solicitem o seu ingresso;
• Desenvolver disciplina pessoal de leitura, estudo, reflexão, atualização de conhecimentos e aprendizado constante.
Dialogar com grupos da sociedade civil que militem nas causas da cidadania e da promoção humana.
• Utilizar, de forma crítica, o instrumental teológico adquirido, aplicando de forma interdisciplinar o uso de dados e conceitos na construção do saber que fundamenta a práxis.
Conduzir-se dentro dos princípios da Ética e revelar conduta condizente com as funções que estiver a exercer, seja em instituição, na sociedade e nos relacionamentos interpessoais.

RECONHECIMENTO / MEC

Departamento de Educação do SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA PNEUMATIKOS KERIGMA DIDACHE-SETEP Localizado na Cidade de BRASILIA/DF sobre uma Escola CETEAD- SERVIÇOS EDUCACIONAIS KERIGMA DIDACHE -CENTRO EDUCACIONAL AVANÇADO DE FORMAÇÃO,PREPARAÇÃO É APERFEICOAMENTO DE MINISTÉRIO TEOLÓGICO PNEUMATIKOS KERIGMA DIDACHE ,CURSOS DE ENSINO TEOLÓGICO A DISTANCIA CETEAD/DF Sobre uma Escola Aberta de Curso Livre para a Formação de MINISTROS ECLESIASTICOS EVANGELICOS NECAT/EAD- NUCLEO DE EXTENSÃO DO CURSO AVANÇADO EM TEOLOGIA O Dec-Lei nº 1.051, de 21 Out. 69 – autoriza a validação dos estudos: "Aos portadores de diplomas e cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa" (Art. 1º) – 2º, que dispõe sobre o aproveitamento em Cursos de Licenciatura dos egressos de tais Instituições. Amparo Constitucional,Reconhecido e Auto-Regulamentado pela lei:1821 de 12/03/1953,Dec. De lei 34.330 de 21/10/1953.Dec. De lei 9394/96 e 9457/1997 e Pareceres 97/99;296/99 e 765/99 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e Artigos 5*$ 8* e 9* e Artigo 210 $ 1* da CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL.

DECLARAÇÃO DO MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Alguns esclarecimentos em relação ao MEC...O MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, não reconhece o curso de GraduaçãoTeológica Livre", tanto presencial como à distância. Os cursos de Graduação Teológica Livre, Mestrado e Doutorado são de caráter eclesiástico, onde está inserida a SETEP-SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA PNEUMATIKOS KERIGMA DIDACHE ... ( CETEAD-SERVIÇOS EDUCACIONAIS KERIGMA DIDACHE )"Como o ensino militar, o ensino religioso foge às limitações dos sistemas vigentes" (Par. 286/81). Os cursos de Teologia não precisam de autorização do MEC para funcionar. A carga horária fica a critério da mantenedora do Instituto e a grade curricular é livre para obedecer a diferentes tradições religiosas. Com a LDB 9394/96, o Conselho Federal de Educação considera os cursos de Teologia não como nível superior, mas sim como tendo o objetivo de exercer ofícios eclesiásticos. Porém, após diversas reivindicações, o MEC passou a reconhecer cursos de Bacharel em Teologia "presencial" como nível superior válido. O processo de reconhecimento para uma Faculdade de Teologia é tão rigoroso quanto o processo de reconhecimento de qualquer instituição de nível superior secular. Por isso, a maioria esmagadora de instituições que ministram cursos de Teologia, presencial ou à distância, não tem o reconhecimento do MEC. Dentro do Estado de São Paulo, apenas 11 instituições que ministram cursos de Teologia são devidamente reconhecidas pelo MEC, de acordo com o site www.educacaosuperior.inep.gov.br.

Para que o MEC autorizeum curso de Graduação Teológica (Bacharel em Teologia) é necessário o que segue:

a) A instituição que oferece os cursos teológicos, terá a obrigatoriedade de se submeter às exigências do MEC, quanto a sua infra-estrutura (instalações, espaço físico), salas de aulas adequadas, sala de professores, área de informática a contento, corpo docente qualificado e principalmente biblioteca que contenha um acervo significativo (centenas de exemplares de livros dos cursos em epígrafe, tanto na língua portuguesa como na língua original (grego e hebraico)) e outros idiomas, livros de assuntos paralelos, periódicos, etc, tudo de acordo com as exigências do MEC para autorização, assim como acontece com as faculdades seculares.
b) O MEC, somente autoriza a implantação de uma Faculdade de Teologia, se a mesma atender todas as exigências descritas no item a) mais grades curriculares e conteúdos programáticos dos cursos, levando-se em conta que o único curso de teologia que o MEC autoriza é o curso de Bacharelado em Teologia, no sistema presencial, ou seja, somente as faculdades que se enquadrarem dentro das exigências acima descritas e que solicitarem a autorização para ministrarem o curso de Bacharelado em Teologia (20 horas aula presencial no mínimo por semana) é que terão autorização, após vistoria de uma comissão do MEC no local.
c) Após a comissão de verificação in-loco do MEC entender que a faculdade solicitante se enquadra dentro das normas e exigências, consolidará o pedido sendo ainda necessário a publicação no Diário Oficial da União. Desta forma, a faculdade solicitante terá permissão de realizar o primeiro vestibular para o curso de Bacharelado em Teologia no sistema presencial. Antes disso estará na ilegalidade...
d) Após um determinado tempo de andamento deste curso de bacharelado em teologia presencial (02 anos) o MEC, visitará novamente o local onde está funcionando a Faculdade de Teologia para verificação se todas as exigências estão sendo de fato cumpridas e, caso isto ocorra, o curso terá então a liberação para que os seus formandos possam ter o Reconhecimento do MEC, ou seja, o curso somente será reconhecido pelo MEC, diante destes tramites legais.
e) Caso a faculdade, após todos os tramites legais, conseguir seu reconhecimento para o curso de Bacharelado em Teologia, somente os alunos que se formarem após esta portaria de reconhecimento é que terão seus diplomas reconhecidos. NUNCA outros alunos de instituições diferentes com diplomas de Bacharel em Teologia, mesmo que tenham estudado nesta mesma faculdade cursos livres, poderão ter o reconhecimento do MEC, até que exista uma Lei que a autorize... Alunos formados no Bacharel em Teologia "sistema livre", poderão ter suas grades curriculares aproveitadas noutro curso de Bacharel em Teologia Reconhecido, tendo obrigatoriamente a necessidade de disciplinas complementares...

RESUMINDO:

O MEC SOMENTE RECONHECE CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA NO SISTEMA DE AULA PRESENCIAL, PARA ALUNOS QUE INGRESSAREM EM UMA FACULDADE QUE ESTEJA DEVIDAMENTE AUTORIZADA.

Muitas "Faculdades e Seminários de Teologia" estão prometendo aos seus alunos diplomas reconhecidos pelo MEC, sem a devida autorização baseando-se em protocolos... Em razão das enormes dificuldades que isto representa, muitas instituições não dão sequer entrada e mesmo assim, existem instituições teológicas que chegam ao cúmulo de espalharem que seus cursos Bacharel, Mestrado e Doutorado em Teologia (inclusive à distância), possuem o reconhecimento do MEC e CAPES, o que NÃO É

VERDADE.

Em termos de reconhecimento, somente para o curso de Bacharelado em Teologia Presencial. Os cursos de pequeno porte (básico em teologia) e médio porte (teologia avançada) são cursos oferecidos pela própria faculdade teológica, obedecendo critérios próprios na formação de alunos para o exercício ministerial nas igrejas e organizações não governamentais. Necessidade básica obrigatória na formação de líderes eclesiásticos e capelães. A formação de mestres e doutores em teologia através de cursos livres, é uma necessidade eclesiástica emergente, tendo em vista que várias lideranças possuem o bacharel em teologia livre e querem dar continuidade nos estudos apenas para melhor preparo teológico no atendimento de seus ministérios/igrejas, não objetivando vínculos com o CAPES.

Observação:

"Apenas para diferenciar, popularmente o nome "Bacharel em Teologia" ficou só em nível cultural ou científico com o Estado e MEC, e o Bacharel em Teologia ministrado pelas igrejas ou instituições religiosas acrescentaram a observação no diploma ou certificado que é "livre" e "para fins religiosos" ou "eclesiásticos" ou "Bacharel em Teologia Eclesiástica", e mais, ou só com fins espirituais e de fé e da mesma forma as mesmas observações nos diplomas de Mestre e Doutor, ou "Mestre em Bíblia" ou "Mestrado em Bibliologia" e "Doutorado em Divindade ou Doutorado em Teologia" ou Mestre em Teologia Bibliológica ou Doutor em Teologia da Divindade. O SETEP tem plena consciência das dificuldades de se implantar um curso autorizado, e por isso, em momento algum objetiva propaganda enganosa aos interessados com promessas infundadas. É importante que todas as pessoas que queiram fazer um dos cursos oferecidos por esta instituição, saibam de antemão que todos os cursos do SETEP são de níveis eclesiásticos, e não possuem reconhecimento pelo MEC, é claro que a diretoria da instituição está procurando parcerias, bem como melhorando suas instalações para que num futuro próximo também possa oferecer o curso de Bacharelado em Teologia devidamente reconhecido e ajudar institutos menores na possibilidade de aproveitamento da grade curricular dos ex-alunos dos cursos livres. Necessidade esta emergente de muitos líderes que exercem o ministério pastoral e de capelania.

A diretoria do SETEP incentiva os interessados na Graduação Teológica para o Mercado de Trabalho (principalmente para lecionar) a estudarem em faculdades devidamente reconhecidas pelo MEC, porém se faz necessário uma consulta prévia junto ao mesmo para verificação da existência, autorização e reconhecimento desta. Reiterando: O SETEP possui os cursos em teologia no método à distância (livres) obedecendo critérios próprios. Os diplomatas têm caráter eclesiástico na preparação de Ministros do Evangelho e pessoas com interesse no assunto. É muito importante reiterar que o SETEP existe com o propósito de levar conhecimento Bíblico Teológico a todos aqueles que têm sede no saber das Sagradas Escrituras e assuntos relacionados à Teologia Sistemática. Os cursos são de curta duração e as taxas são apenas para cobrir a confecção dos materiais didáticos, despesas de correios, bem como cobertura dos custos fixos do SETEP. Os professores objetivam a melhor qualidade de ensino teológico e utilizam método inovador através de investigações próprias e significativa experiência no Campo Ministerial. A instituição não tem objetivo de angariar lucros, ou distribuir sem critérios diplomas, tanto que a instituição é extremamente exigente na correção dos questionários e trabalhos dos alunos matriculados.
O SETEP preocupa-se com o seu nome, história, diretoria e corpo docente que objetivam teologia ao alcance de todos, porém com fundamentação bíblica. Afinal, a instituição é cristã...

A Diretoria
SETEP– SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA PNEUMATIKOS KERIGMA DIDACHE- CETEAD/EAD-


EDITAIS MEC:

DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR

Esclarecimentos Gerais sobre os Cursos Superiores de Teologia
Regulamentação Legal
Decreto 3860/01 http://www.mec.gov.br/sesu/ftp/decreto/DecN3860.doc
Resolução 10/02 http://www2.mec.gov.br/sapiens/ftp/CES102002.doc
Parecer 241/99 do Conselho Nacional de Educação
Parecer 765/99 do Conselho Nacional de Educação
(homologados em 28/10/99 e publicados em 3/11/99)
Disposições gerais
- Somente são autorizados cursos Presenciais de Teologia na modalidade de BACHARELADO.

- Os cursos de bacharelado em Teologia são de composição curricular livre, a critério de cada instituição, podendo obedecer a diferentes tradições religiosas.
- Os cursos de Teologia de natureza livre não produzem efeitos legais de validade. "São títulos eclesiásticos, que obedecem a necessidades próprias na formação de obreiros/ministros".





Registro da Profissão

TEÓLOGO
A conclusão do curso dá ao aluno o direito de registrar-se como TEÓLOGO. Pedindo sua filiação ao Conselho Regional de Teologia e Conselho Federal de Teologia. De acordo com o Ministério do Trabalho, Portaria Mtb 1.334/94 e Decreto Lei nº 76.900/75 – Teólogo – CBO Cód. 2631-15 – Profissional de Nível Superior.



CONTATOS COM A SECRETÁRIA DO SETEP FONE FAX: 061 3459 6622/ 84234299

www.seteponline.blogspot.com

NOSSOS CURSOS E INFORMAÇÕES :

http://www.quebarato.com.br/ministeriojosemarcio/anuncios


GRADE CURRICULAR:

1º MATÉRIA INTRODUÇÃO BÍBLICA
2º MATÉRIA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO
3º MATÉRIA TEOLOGIA CRISTÃ
4º MATÉRIA ESCATOLOGIA BIBLICA
5º MATÉRIA ADMINISTRAÇÃO ECLESIASTICA
6º MATÉRIA METODOS DE ESTUDO DA BÍBLIA
7º MATÉRIA A HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ
8º MATÉRIA LIDERANÇA ECLESIASTICA CRISTÃ
9º MATÉRIA A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE
10º MATÉRIA DOUTRINAS BIBLICA
11º MATÉRIA ESCOLA DOMINICAL
12º MATÉRIA MINISTÉRIO ECLESIASTICOS
13º MATÉRIA NOVO TESTAMENTO
14º MATÉRIA O LIVRO DO APOCALIPSE
15º MATÉRIA ADORAÇÃO BÍBLICA
16º MATÉRIA O PENTATEUCO
17º MATÉRIA TIPOLOGIA
18º HISTÓRIA DO PROTESTANTISMO
19º MATÉRIA DIREITO ECLESIASTICO
20º MATÉRIA PANORAMA BÍBLICO
21º MATÉRIA BATALHA ESPIRITUAL
22º MATÉRIA HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ
23º MATÉRIA LIDERANÇAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
24º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
25º MATÉRIA DIDÁTICA
26º MATÉRIA ÉTICA PASTORAL
27º MATÉRIA SOTERIOLOGIA A DOUTRINA DA SALVAÇÃO
28º MATÉRIA HAMARTIOLOGIA A DOUTRINA DO PECADO
29º MATÉRIA HERMENÊUTICA REGRAS DE INTERPRETACÃO
30º MATÉRIA TEOLOGIA DA ÉTICA CRISTÃ
31 MATÉRIA SEITAS E HERESIAS
32º MATÉRIA EPISTOLAS GERAIS
33º MATÉRIA FUNDAMENTOS
34º MATÉRIA ECLESIOLOGIA A DOUTRINA DA IGREJA
35º MATÉRIA GEOGRAFIA E ARQUEOLOGIA BÍBLICA
36º MATÉRIA A HISTÓRIA DE ISRAEL
37º MATÉRIA ANTROPOLOGIA A DOUTRINA DO HOMEM
38º MATÉRIA A DOUTRINA DE DEUS
39º MATÉRIA TEOLOGIA BÍBLICA DA ORAÇÃO
40º MATÉRIA TEOLOGIA SISTEMÁTICA
41º MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA
42º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO
43º MATÉRIA GREGO
44º MATÉRIA HEBRAICO
45º MATÉRIA LIVROS HISTÓRICOS
46º MATÉRIA LIVROS POÉTICOS
47º MATÉRIA OS EVANGELHOS
48º MATÉRIA PARACLETOLOGIA
49º MATÉRIA PROFETAS MAIORES
50º MATÉRIA PROFETAS MENORES











Quant.:
  
 

Nenhum comentário: